sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tudo pode mudar no mundo, só não o futebol brasileiro

O tamanho da bermuda dos jogadores mudou, o uniforme mudou, as chuteiras mudaram;
O uniforme dos trios de arbitragem mudou;
A idade dos jogadores mudou [são muito mais novos hoje do que eram os jogadores da seleção de 1970, por exemplo];
As máquinas fotográficas dos fotógrafos mudaram;
As marcas de produtos anunciadas nos “alambrados” [sei lá se esse é o nome daquilo] mudaram;
A forma de anunciar essas marcas mudou;
A torcida mudou, o jeito de torcer mudou;
A bola mudou;
O mundo mudou!

Só o futebol brasileiro não pode mudar!!!!
Por que? Não sei. Esta é uma pergunta que temos que fazer para os comentaristas brasileiros de futebol. Eu só sei dizer que sempre ouço as mesmas coisas: o Brasil ganhou mas não convenceu. Classificou, mas este não é o verdadeiro futebol brasileiro. Será que nunca mais veremos o Brasil jogar como o Brasil? Cadê o futebol-arte?

Então eu só posso concluir que o futebol brasileiro é feito de uma essência que não deveria mudar. Se mudar, deixa de ser o futebol brasileiro.

Por outro lado, esses mesmos comentaristas, quando se referem às seleções de outros países, afirmam que “o futebol dos EUA [ou de qualquer outro país] tem evoluído muito”. Ou seja, os outros evoluem, nós só regredimos, pioramos...

Será que a seleção era tão superior, em 1970, que, num impulso de solidariedade, resolveu piorar até chegar ao nível de seus adversários – que, mesmo “evoluindo”, tem muito trabalho para nos derrotar?

Ou será que esses comentaristas fazem parte daquele grupinho que tem como objetivo sustentar uma auto-estima baixa dos brasileiros? Estou falando daquele grupo que vive achando que tudo, no Brasil, está sempre pior, e que tudo, em outros países [determinados países, claro!], está sempre melhor.

Ou é o quê, hein?! Se alguém puder me ajudar a compreender isso, eu agradeço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário