quinta-feira, 8 de julho de 2010

O achismo como profissão

Comentarista – seja de esporte, seja de política – que profissão é esta? A pessoa diz o que lhe vem à cabeça. Não precisa ter comprometimento com nada, nem com ninguém, a não ser com o diretor da emissora e consigo mesmo(a). Acha uma coisa agora. Acha o oposto dias depois, como se jamais tivesse achado o contrário antes... e assim vai levando a vida em grande estilo.

Sabe o Gerson? Aquele do comercial de cigarro que dizia “gosto de levar vantagem em tudo”...

Pois é, no domingo passado [04-07], este ex-jogador de futebol, cuja história no futebol tem alguns altos e muitos baixos – sabia que, das 3 pernas de jogadores de futebol que ele quebrou apenas 1 não foi intencional? Pois é, esse é um dos símbolos do “futebol-arte” – e que há muito tempo tem espaço importante na mídia, disse, no Fantástico, coisas como:

Ele [referindo-se a Dunga] quis ver, no Felipe Melo, o que ele [Dunga] foi dentro do campo, quando jogava, ou seja, nada”.

Peraí!!!! Eu entendo que se critique a forma de atuar no futebol do Dunga, seja como jogador, seja como técnico da seleção, mas dizer que o cara foi um “nada” como jogador é muita falta do que dizer, né?! É muita vontade de se auto-afirmar às custas dos outros. Tenha dó!!! Respeito? Responsabilidade? Hã?

E ainda, na mesma entrevista, o talentoso comentarista afirmou que “Quando [a seleção brasileira] encontrou umas porcarias pelo meio do caminho, foi muito boa. Quando encontrou uma seleção um pouco mais montada, como a Holanda, que também não é essa sumidade toda, se enrolou toda.”

Gente, como é que alguém chama de “porcaria”, em rede nacional de TV, seleções de outros países??? Primeiro, que eu saiba, para a Copa do Mundo, só vão as melhoras seleções do mundo. Segundo, ainda que não sejam seleções com técnicas, estratégias etc consideradas de “alto nível”... porcaria essas seleções não são. Terceiro, nem vou comentar mais porque nem dá!!!

Ah! só para completar: a Holanda que o especialista Gerson diz que “não é essa sumidade toda” está na final.

Na verdade, não dá para esquecer que muitos dos comentários do pessoal da Globo em relação ao desempenho da seleção brasileira na Copa de 2010 estão intimamente ligados ao fato de o Dunga ter dado um chega-pra-lá na emissora. Desmerecer a seleção que derrotou o time brasileiro passa a ser uma maneira de dizer “a nossa seleção é tão fraca que perdeu até da Holanda, que é praticamente uma porcaria”.

E por aí vai Gerson, chamando de nada uns, chamando de porcaria outros... Sério, um cara como o Gerson só poderia mesmo ter voz na Rede Globo e nas suas sucursais. Ele representa com muita propriedade a falta de respeito, de responsabilidade [e a falta de um monte de outras coisas importantes] dessa classe chamada “comentarista”. Pelamoordedeus, vai levar vantagem assim no inferno, fumando cigarro com o coisa medonha, Canhotinha de ouro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário