quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Serra e a liberdade de expressão...

Por que esse blá-blá-blá agora sobre liberdade de expressão? A coisa é mais ou menos simples. Os coroneis da mídia tentam confundir liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Essa é uma batalha de ideias na qual os grandes grupos de mídia estão apostando. Esses setores afirmam que a regulação externa, a regulação pública, estatal ou o controle público dos meios de comunicação - questões que podem vir a ser "debatidas" no governo Dilma - seria uma forma de censura. Por que eles dizem isso? Porque vão perder poder. É só isso!

Dilma quer colocar em pauta a questão da "propriedade cruzada", ou seja, quando um grupo é dono de vários meios de comunicação, tais como rede de TV, jornal, rádio, revista... tipo os Marinho, sabe? Propriedade cruzada é uma prática totalmente proibida em vários países em função do monopólio que cria e do poder que adquire ao "transmitir informações". Além disso, há também a questão da entrada das empresas de telefonia que querem transmitir, como em vários países, TV digital via cabo de telefone... O que significaria mais canais para a população e menos audiência para aqueles mesmos grupos de sempre: Globo etc.

Quem tiver interesse, leia a entrevista do Prof. Venício Lima, um especialista nesta questão. A entrevista é fantástica!

Mas divertido mesmo é o pessoal do Serra dizendo que a Dilma maltrata jornalistas e quer censurar a imprensa... Será que eles não viram este vídeo? Ah! como eu queria ser uma mosquinha pra ver a cara da Miriam Leitão 5 segundos após a entrevista do candidato dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário