domingo, 7 de novembro de 2010

Ingenuidades na discussão sobre o racismo [2]

Tenho ouvido e lido comentários variadíssimos sobre a suposta onda de racismo instigada pela campanha eleitoral do PSDB do José Serra. Quero falar brevemente – sempre a mesma inatingível proposta da brevidade! – sobre alguns comentários que considero, na qualificação mais elegante, ingênuos.

Espero que a onda de racismo e ódio, motivados pela campanha do PSDB, tenham fim o mais breve possivel.”

Não tenho dúvidas de que a campanha de Serra foi sim preconceituosa, discriminatória e provincianamente baixa. Sobre isso eu não discuto. A questão é: será que uma campanha eleitoral, que não dura 12 meses [eu acho], têm força suficiente para gerar, criar sentimentos racistas e preconceituosos de tamanha envergadura? Olha, honestamente, as expressões de ódio, preconceito e racismo a que tenho assistido na internet me parecem estar enraizadas há muito, muito tempo em determinados grupos.
Tendo a acreditar que esses sentimentos foram desenvolvidos, mesmo que sutil ou veladamente, de forma bastante constante ao longo da história de determinados estados. Assim, a meu ver, a campanha de Serra – o candidato que este grupo preconceituoso gostaria de eleger – e sua subseqüente derrota nas urnas tenham motivado demonstrações públicas e emblemáticas do racismo e preconceito que já estavam lá. A campanha e derrota do tucano, cujo crânio fora afundado por uma bolinha de papel – não dá pra perder a piada, né? – abriu a ferida e espaço para que pessoas preconceituosas e racistas expressassem o ódio que sentem por determinados grupos, sempre os mesmos: nordestinos e negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário