terça-feira, 22 de junho de 2010

Globo – plim-plim de educação e delicadeza / Dunga – pum de grosseria e falta de educação

Segundo a grande mídia, Dunga xingou jornalista da Globo e demonstrou, mais uma vez, despreparo e falta de educação [e mais um monte de coisas muito terríveis]. Tem gente contra e tem gente a favor. Mas o que será que está por trás destes palavrões [ou palavrinhos?] que o técnico da seleção brasileira dirigiu a um jornalista da Globo? O texto abaixo traz algumas informações úteis, veiculadas pela UOL, para que entendamos um pouquinho desta história.

Por trás do incidente entre Dunga e o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, durante a entrevista coletiva no Soccer City, esconde-se uma história [ou é escondida?] que diz respeito à perda de privilégios que a Rede Globo sempre teve em relação à seleção brasileira, privilégios aos quais Dunga se opõe.
Segundo o UOL Esporte, a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrevistas exclusivas – que seriam exibidas no Fantástico do dia 20-06 – com três jogadores da seleção, entre os quais Luis Fabiano. Essas entrevistas, entretanto, foram vetadas por Dunga.

Durante a entrevista coletiva com o técnico da seleção brasileira, Alex Escobar informava ao seu coleguinha Tadeu Schmidt, por telefone, que Dunga não autorizara as tais entrevistas. Dunga, percebendo o ar de reprovação da conversa que o jornalista da Globo mantinha por telefone, perguntou: "Algum problema?" Escobar respondeu: "Nem estou olhando para você, Dunga". “Ah bom! Achei que tivesse algum problema.” E replicou, em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: "Besta, burro, cagão!" Acho que ele disse também alguma coisa como “tu é um merda”.

Diversos jornalistas que estavam na sala de entrevistas ouviram Escobar desabafar ao telefone com o coleguinha: "Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) [diretor de comunicação da CBF] foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. [Tadeu Schmidt]".

Horas depois do incidente, durante o "Fantástico", Schmidt falou: "O técnico Dunga não apresenta, nas entrevistas, comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas". O jornalista da Globo não mencionou, no entanto, o motivo do atrito: a recusa do técnico em aceitar um acordo feito entre o presidente da CBF e a emissora. Não mencionou também os xingamentos de seu colega Alex Escobar. Não mencionou também a falta de educação de seu colega em estar falando ao celular durante uma entrevista coletiva.

Ah! não mencionou também que a imprensa brasileira, e a Rede Globo encabeça a fila, SEMPRE tratou o Dunga como um “besta, burro”, responsável pela decadência do futebol brasileiro [decadência que até hoje eu não vi se operacionalizar]. Estas “análises” que a imprensa sempre fez de Dunga, quando era jogador e agora como técnico, não são faltas de educação? Não são grosserias?

A imprensa considerou “cagão” um xingamento gravíssimo, um comportamento inadequado para um técnico. Por outro lado, encara [e quer que encaremos] como éticas e educadas as “análises” medíocres e altamente pejorativas que lança todos os dias à nossa frente e as negociatas que tenta fazer para conseguir animar um pouco seu IBOPE. O que a imprensa considera “comportamento adequado” não pode, porém, ser aceito como o que de fato é adequado.

Aceitar esta visão da mídia ou é ingenuidade ou é hipocrisia. O uso de palavrões não define quem tem e quem não tem ética, educação, responsabilidade com o que diz, com o que faz e com o que representa. Aliás “cagão”, no Rio Grande do Sul, estado onde Dunga nasceu e foi criado – e onde deve ter aprendido a chamar de cagão quem não tem coragem de assumir o que diz ou faz – nem é palavrão, é um palavrinho infantil e bobinho, usado por crianças. É xingamento de quem não conhece adjetivos com grau de pejoratividade mais forte. Cagão? Pelamoordedeus, Dunga, dava para ter dito coisas muito mais eficientes.

3 comentários:

  1. Cara Marcia,

    Mais um uma reportagem interessante

    http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2010/06/22/telespectador-ataca-globo-e-fica-do-lado-de-dunga.jhtm

    ResponderExcluir
  2. tem uma galera que acha que o Dunga eh tosco. Mas tem uma galera maior ainda que acha a Globo tosca e que o Dunga tah certo. A midia jah não tem o poder que tinha de convencer todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você. Acho a Globo apelativa, chata, superficial e tendenciosa. Botei muita fé no comentário do Dunga. Por outro lado, a Globo é poderosa e vai saber direcionar a opinião pública. Uma lástima! Agora, você precisa escrever um post sobre o quebra-pau entro o evangélico KK, o chato da Renascer e o Juca Kfouri da ESPN...

    ResponderExcluir