quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Veja: um catálogo de produtos



Outro dia comprei um exemplar da Revista Veja [edição 2177 – ano 43 – n. 32 / 11 de agosto de 2010] para trabalhar “ideologia” com meus alunos. Das 150 páginas da Revista Veja, 78 são de propaganda. Ou seja, 52% das páginas que as pessoas pagam são de publicidade. Mais da metade da Revista Veja. Isso sem falar naquelas páginas em que os textos supostamente jornalísticos dividem espaço com outras propagandas. Cheguei a conclusão de que a Veja não é uma Revista, é um catálogo de produtos. Isso sem falar também nos textos supostamente [tenho que repetir isso!] jornalísticos, que são, sem dúvida alguma, a propaganda “velada” de outros produtos. Eu me pergunto: alguém leva o catálogo Veja a sério? Eu me pergunto também: quais são os produtos mais vendidos pelo Catálogo Veja: os oficiais ou os “velados”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário